Uma grande prova do caráter mistificador e deturpador de Francisco Cândido Xavier está acontecendo este ano, quando a sua suposta profecia da "data-limite" atinge o ano final especulado, que é o de 2019.
Tendo antecipado a sua suposta profecia, sobretudo em alguns de seus livros e na entrevista ao programa Pinga Fogo, da TV Tupi, em 1971, Chico Xavier cometeu um grave desserviço à humanidade ao dar seu pitaco com a ânsia de ser creditado como o "Nostradamus brasileiro", numa de suas inúmeras pretensões arrivistas.
A chamada "profecia da Data-Limite" é um horror. Fala-se de uma catástrofe que atingiria o Hemisfério Norte, como suposta punição para ações belicistas, que depois seria compensada com a vinda de extra-terrestres tidos como "missionários" em pretensa missão de salvar a humanidade e garantir ao Brasil a (discutível e perigosa) posição de "coração do mundo" e "pátria do Evangelho".
Segundo relatos que Chico Xavier trouxe, em boa parte relatados por Geraldo Lemos Neto, que recebeu a "profecia" em 1986, embora fosse de um sonho que o "médium" teve em 1969, após a viagem de uma expedição de astronautas estadunidenses à Lua, a narrativa é cheia de equívocos.
Alguns aspectos apresentam erros gravíssimos de abordagem geológica e sociológica. Cabe citar alguns exemplos, como o fato do Chile ser poupado de catástrofes naturais que atingiriam o Japão e o Estado da Califórnia (EUA) e a migração de eslavos para o Nordeste brasileiro e de estadunidenses para a Amazônia.
Esses aspectos não possuem lógica. O Chile faz parte do mesmo Círculo de Fogo do Pacífico que envolve o Japão e a Califórnia, e, se esses dois territórios do Norte podem sumir do mapa após uma sucessão de terremotos e maremotos, o Chile teria fatalmente o mesmo destino, devido à similaridade de atividades vulcânicas e sísmicas.
Quanto à migração de eslavos, trata-se de uma burrice, pois na época em que Chico Xavier nasceu, eslavos já povoavam o Brasil e, evidentemente, eles escolheram a Região Sul e não o Nordeste para se instalarem. No caso dos estadunidenses, é sociologicamente inadmissível que eles migrem para a Amazônia, a não ser uns poucos, e por razões econômicas. Sociologicamente falando, a migração teria como destino o Sudeste brasileiro e parte da Região Sul, como o Paraná.
CODIFICAÇÃO REJEITA TESE DA "DATA-LIMITE"
Não tem erro. A Doutrina Espírita rejeita a "profecia da Data-Limite", e não só a considera uma grande e vergonhosa perda de tempo como a define como um perigoso processo de mistificação e enganação das pessoas.
Segundo descreve o próprio Allan Kardec em vários de seus livros, a ação de prever datas precisas para acontecimentos futuros é sinal de inferioridade moral e baixo nível de evolução espiritual, sendo uma ação de espíritos zombeteiros e mistificadores que usam desse artifício para despertar medo e ansiedade nas pessoas e causar promoção pessoal ao suposto profeta.
A julgar pelos livros originais de Allan Kardec, podemos considerar Chico Xavier como espírito de baixíssima evolução moral, ainda mais por estar a serviço de um espírito de conduta autoritária, Emmanuel, que se encaixa no que a Codificação define como "espírito inferior". Segundo a literatura espírita original, espíritos benfeitores nunca dão ordens, enquanto os inferiores são autoritários e simplesmente não toleram serem desobedecidos.
A trajetória de Chico Xavier está cheia de passagens em que a influência autoritária de Emmanuel é mais do que explícita. E isso mostra o quanto os brasileiros são enganados por Chico Xavier e que sua "profecia", descrita em livros, no Pinga Fogo e nos testemunhos a Geraldo Lemos Neto, contraria frontalmente os ensinamentos espíritas originais.
Comentários
Postar um comentário