Pular para o conteúdo principal

Com Espiritismo, brasileiros levam gato por lebre, sem saber



Nunca o Roustanguismo foi tão bem sucedido quanto no Brasil. O nome de Jean-Baptiste Roustaing, ou J. B. Roustaing, cujo sobrenome é considerado um palavrão por uma parcela do "movimento espírita", é desconhecido do grande público, mas seu legado foi dissolvido como açúcar em comida salgada e muitos acreditam que um roustanguismo repaginado é "espiritismo de verdade".

Como o Roustanguismo teve no Brasil seu terreno mais fértil? Porque o igrejismo roustanguiano, apesar de oficialmente renegado na retórica "espírita", foi inteiramente seguido, descontado apenas alguns pontos incômodos, como os "criptógamos carnudos" (reencarnação humana em forma de animais, plantas ou vermes) e o "Jesus fluídico" (tese de que Jesus de Nazaré nunca passou de um fantasma "materializado")?

Os brasileiros não gostam de serem informados de que o Espiritismo que aqui existe é deturpado e comete desvios doutrinários em relação à doutrina francesa que o inspirou. Acham que a roupagem ao mesmo tempo "sóbria", "despretensiosa" e "esclarecedora", que faz o aparato do "espiritismo" brasileiro, é considerada "equilibrada e saudável".

A verdade, todavia, é que os brasileiros levam gato por lebre. Talvez gostassem de lebres que miam, acham muito gracioso e simpático, mas tudo isso é falso. O que se conhece, oficialmente, como Espiritismo ou Doutrina Espírita no Brasil não tem a ver com a doutrina original de Allan Kardec, estando mais próxima de um Roustanguismo mais lapidado e menos polêmico.

Isso choca, porque ninguém oficialmente alerta isso. Nem mesmo o jornalismo investigativo. Os espíritas autênticos reclamam que a BBC Brasil aceitou de cabeça baixa as declarações da "Federação Espírita Brasileira", sem fazer um questionamento sequer, perdendo uma boa oportunidade para desmascarar o roustanguismo oculto nos postulados brasileiros.

CHICO XAVIER TINHA VERGONHA DE ROUSTAING, MAS ADAPTOU SUAS IDEIAS

Outro dado oficial a questionar é que Francisco Cândido Xavier, considerado o "maior médium brasileiro", repudiava o roustanguismo. Na verdade, ele repudiava apenas o apelo pitoresco de Os Quatro Evangelhos, por ser um católico ortodoxo que via no livro roustanguiano uma intervenção no Novo Testamento, o livro favorito do "médium", conhecido por adorar imagens de santos, principalmente Nossa Senhora da Abadia.

No entanto, Chico Xavier, em todos os mais de 400 livros lançados, adaptou fielmente o pensamento roustanguiano para a realidade brasileira, substituindo pontos polêmicos por outros mais agradáveis, como a suposição de que no "mundo espiritual" - representado pela imagem fantasiosa de Nosso Lar, considerada "realista" pelo "espiritismo" brasileiro - existem bichinhos fofinhos como cães e gatos. Talvez a "lebre que mia" esteja também aos montes nesse "paraíso espírita".

O Roustanguismo não se define apenas pelos pontos polêmicos que valeram seu repúdio. Se define, também, por inserções católicas no ideário espírita, o que fez, à primeira vista, o próprio Roustaing ser visto como seguidor de Kardec, que fez um comentário educado a Os Quatro Evangelhos: "Dissemos acima que o Livro do Sr. Roustaing não se afasta dos princípios exarados no Livro dos Espíritos e no dos Médiuns; as nossas observações, por conseguinte, entendem com aplicação desses mesmos princípios à interpretação de certos fatos".

Isso à primeira vista, porque nem Kardec catolicizou suas próprias descobertas, como acusam os brasileiros. O livro O Evangelho Segundo o Espiritismo é uma análise parcial do Novo Testamento, sem a pretensão de substitui-lo e, por outro lado, questionando também alguns pontos, numa análise que põe a lógica acima da fé religiosa.

CONFLITOS ENTRE FÉ E RAZÃO E CONDENAÇÃO DO SENSO CRÍTICO

Há inúmeros desvios doutrinários do "espiritismo à brasileira" e eles são explícitos em muitos livros de Chico Xavier e Divaldo Franco, só para ditar os autores tidos como "mais renomados". A "cidade espiritual" de Nosso Lar, por exemplo, foi concebida sem o menor fundamento científico, tendo sido apenas um gancho para consolar as pessoas desafortunadas, com base na Teologia do Sofrimento defendida pelo "médium".

A ideia, portanto, é supor que a pessoa deva sofrer o pior possível na encarnação presente, enfrentando um número crescente e descontrolado de adversidades, para que, ao encerrar a vida, encontre um suposto lugar de bonança e prosperidade.

Kardec afirmou a existência de vida espiritual, mas ao mesmo tempo alertou que não há uma concepção que possa ser plausível às nossas compreensões terrenas. Isso quer dizer que o mundo espiritual não é necessariamente uma réplica da orbe terrestre. Apesar dessa constatação ter sido dada no século XIX, a Ciência até agora não trouxe uma descoberta que superasse o alerta kardeciano. Continuamos sem saber como realmente é o "outro lado".

Mas esse não é só um dos aspectos divergentes da literatura "espírita" brasileira - com um forte ranço católico, vale lembrar - em relação aos postulados originais. Um dos aspectos mais divergentes é a forma como se prega o desenvolvimento da Razão, amplo em Kardec mas bastante restritivo em Chico Xavier.

Na obra kardeciana, o pedagogo de Lyon sempre estimulou o debate aprofundado a ponto de declarar que, se o Espiritismo apresentar um dado que a Ciência refutasse de maneira lógica e com provas, que seja dada preferência ao pensamento científico e não ao espírita. Kardec estimulava o debate e ele mesmo não temia ser questionado e suas teses postas em xeque, desde que dentro do âmbito da lógica e dos argumentos e provas consistentes.

Chico Xavier fez o contrário. Ele rejeitava o senso crítico, uma postura que não deve ser subestimada. O "médium" mineiro sempre foi ultraconservador e nem de longe pode ser considerado o suposto "ativista progressista" que muitos acreditam ter sido ele, sem apresentar um fundamento teórico para tais atribuições.

Em toda sua obra, Xavier condenava o ato de questionar e contestar os problemas. Para piorar, falava-se em "tóxico do intelectualismo" como um termo que discrimina o senso crítico, quando ele chega a pontos considerados "desagradáveis" para o "movimento espírita". Isso contradiz a suposta apreciação do Conhecimento que não passa de falácia na obra de Chico Xavier, mais voltada ao obscurantismo da fé religiosa, sob o verniz da "fé raciocinada".

Mesmo o termo "não censures" é um eufemismo invertido, que não reprova a Censura propriamente dita, como na ditadura militar (que Chico Xavier apoiou com gosto), mas o senso crítico e a reprovação dos abusos do poder conservador e de suas ideologias associadas.

É PRECISO FIRMEZA EMOCIONAL

Para admitir que o Espiritismo no Brasil se tornou, na verdade, um Roustanguismo que Chico Xavier adaptou para o contexto brasileiro, é necessário uma certa firmeza emocional para renunciar a dogmas motivados pela fascinação obsessiva, uma série de dissimulações que mascaram o fanatismo em torno de Xavier com alegações que vão à "consciência de imperfeições", à falsa defesa da lógica e às alegações demagógicas de falso equilíbrio.

A imprensa deveria esclarecer as pessoas de que o Espiritismo é deturpado no Brasil. A imprensa investigativa não pode sucumbir à propaganda, fazendo matérias como a da BBC Brasil, que mais parecem releases da FEB, tamanha a vexaminosa preocupação em celebrar mais o carisma do deturpador Chico Xavier.

Seria necessário sair da camisa de força do misticismo religioso e de uma visão fantasiosa e exageradamente religiosa da filantropia - que Chico Xavier nunca fez, porque sua "caridade" era, na verdade, obra de terceiros (fala-se de gente encarnada, vale lembrar) - para termos coragem de ver a deturpação que está por trás do Espiritismo no Brasil.

Teremos, com isso, a coragem de arrancar as orelhas da "lebre que mia", abrindo mão da zona de conforto de nossas resignações, que se tornam cada vez mais estúpidas. Ultimamente anda-se falando dos "médiuns que erram", incluindo o próprio Chico Xavier, mas continua-se idolatrando eles com o mesmo fanatismo de antes. De que adianta tirar os "médiuns" do pedestal se há muitos altares para se colocarem esses ídolos da fé nada racional dos "espíritas" brasileiros?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espiritismo, no Brasil, é reduzido a uma religião de louvor

O igrejismo com que foi tratado o Espiritismo, no Brasil, é muito mais grave do que se imagina e muito mais danoso do que se pode parecer. A catolicização, defendida sob o pretexto de que o Brasil expressa as tradições da religiosidade cristã, impossibilitou a compreensão correta da temática espírita, substituída por valores místicos e uma suposta fraternidade igrejeira que em nada resolve os conflitos humanos existentes. Tudo virou uma religião de mero louvor. Apesar das bajulações a Allan Kardec e da interpretação errada de suas ideias, seus ensinamentos nem de longe são sequer cumpridos e só eventualmente eles servem apenas para serem expostos de maneira distorcida e tendenciosa, de forma a temperar a vaidade explícita mas nunca assumida dos palestrantes e "médiuns". A adoração a Francisco Cândido Xavier, um sujeito de sórdida trajetória - ele se ascendeu às custas de pastiches literários lançados para provocar sensacionalismo - mas depois promovido a um semi-deus e

Como explicar, no Brasil, a deturpação do Espiritismo?

A vexaminosa cobertura dos 150 anos de morte de Allan Kardec atentou para uma grande omissão de uma informação importante. A de que o Espiritismo, no Brasil, foi desenvolvido desviando-se dos ensinamentos originais do pedagogo francês. Nem mesmo a BBC Brasil, sucursal da estatal britânica que, na sua equipe brasileira, prima por escrever bons textos de informação abrangente e senso investigativo, se encorajou a cobrir a deturpação do Espiritismo, se limitando a fazer, na prática, um press release  da "Federação Espírita Brasileira". Até o termo "espiritismo à brasileira", que denomina a deturpação, foi apenas mencionado sem que seu significado fosse sequer citado vagamente. A imprensa brasileira, mesmo a de esquerda, praticamente age em silêncio, salvo raras exceções, quanto à deturpação do Espiritismo. Poucos têm a coragem de alertar que a chamada "catolicização do Espiritismo" não é um fenômeno acidental nem ele é resultante de uma "saudável i